Se você ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte e 7ª parte de Troca de Anéis, pode ser que fique em duvidas no texto seguinte.
Causas do desgaste da canaleta superior
Geralmente, quando se examina pistões de alumínio durante a reforma do motor, os mesmos apresentam as canaletas superiores gastas além dos limites permitidos.
Essas canaletas se desgastam mais porque ficam justamente na área que está mais exposta a altas temperaturas e pressões e a todos os abrasivos transportados pelo ar que entra no motor. A detonação e pré-ignição são duas condições que fazem com que o pistão opere a temperaturas mais elevadas que o normal. Quando a temperatura de um pistão de alumínio é superior a 204ºC, o metal começo a amolecer e o desgaste das canaletas superior, onde a temperatura é a mais elevada.
Desgaste da canaleta superior
À medida em que ocorre o desgaste nos lados do anel e da canaleta, a folga entre os dois aumenta, acelerando o desgaste lateral.
Desgaste da canaleta superior e perda de vedação
A figura abaixo ilustra a seção transversal de um anel novo em uma canaleta nova.
A pressão de compressão força o anel contra a parede do cilindro e a parte inferior da canaleta
Os lados da canaleta são planos e lisos e o anel tem uma folga lateral correta. Os gases de combustão, no tempo de combustão, forçam o anel para baixo contra a parte inferior da canaleta e, ao mesmo tempo, passam por trás do anel e forçam-no contra as paredes do cilindro. Isso produz um boa vedação.
A figura abaixo mostra um anel novo instalado numa canaleta gasta.
Um anel em uma canaleta gasta, não pode encostar-se adequadamente na parede do cilindro ou nos lados da canaleta.
A canaleta gasta não proporciona um apoio adequado ao anel. Isso faz com que o canto superior da face do anel entre em contato com a parede do cilindro, levando o óleo para a câmara de combustão em lugar de raspá-lo para o cárter.
O novo anel, por ser plano, não pode encaixar-se nos lados irregulares e gastos da canaleta e, consequentemente, não se formará um vedação perfeita nem nos lados, nem na face do anel.
Além disso, a constantes flexão do anel contra uma canaleta irregular poderá causar sua fadiga e quebra e, consequentemente, danos ao pistão, conforme mostra a figura abaixo.
Causas do desgaste da canaleta superior
Geralmente, quando se examina pistões de alumínio durante a reforma do motor, os mesmos apresentam as canaletas superiores gastas além dos limites permitidos.
Essas canaletas se desgastam mais porque ficam justamente na área que está mais exposta a altas temperaturas e pressões e a todos os abrasivos transportados pelo ar que entra no motor. A detonação e pré-ignição são duas condições que fazem com que o pistão opere a temperaturas mais elevadas que o normal. Quando a temperatura de um pistão de alumínio é superior a 204ºC, o metal começo a amolecer e o desgaste das canaletas superior, onde a temperatura é a mais elevada.
Desgaste da canaleta superior
À medida em que ocorre o desgaste nos lados do anel e da canaleta, a folga entre os dois aumenta, acelerando o desgaste lateral.
Desgaste da canaleta superior e perda de vedação
A figura abaixo ilustra a seção transversal de um anel novo em uma canaleta nova.
A pressão de compressão força o anel contra a parede do cilindro e a parte inferior da canaleta
Os lados da canaleta são planos e lisos e o anel tem uma folga lateral correta. Os gases de combustão, no tempo de combustão, forçam o anel para baixo contra a parte inferior da canaleta e, ao mesmo tempo, passam por trás do anel e forçam-no contra as paredes do cilindro. Isso produz um boa vedação.
A figura abaixo mostra um anel novo instalado numa canaleta gasta.
Um anel em uma canaleta gasta, não pode encostar-se adequadamente na parede do cilindro ou nos lados da canaleta.
A canaleta gasta não proporciona um apoio adequado ao anel. Isso faz com que o canto superior da face do anel entre em contato com a parede do cilindro, levando o óleo para a câmara de combustão em lugar de raspá-lo para o cárter.
O novo anel, por ser plano, não pode encaixar-se nos lados irregulares e gastos da canaleta e, consequentemente, não se formará um vedação perfeita nem nos lados, nem na face do anel.
Além disso, a constantes flexão do anel contra uma canaleta irregular poderá causar sua fadiga e quebra e, consequentemente, danos ao pistão, conforme mostra a figura abaixo.
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