Monday, September 22, 2008

Os Anéis de pistão - 4ª parte

Vamos então para a 4ª dos anéis de pistão se você não ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte e 3ª parte pode ler clicando nos links (recomendado), Então vamos em frente.

Tempo Motor (ou de combustão)
Com a ignição da mistura ar-combustível e a conseqüente expansão dos gases, a pressão dentro da câmara aumenta rapidamente para até 56 Kgf/cm2 ou mais, empurrando os pistões e anéis velozmente para baixo.

Nessa, ocasião, uma pequena fuga de gases é normal, ocorrendo através da folga entre pontas e também por detrás dos anéis no breve instante que precede uma vedação lateral completa.

A vedação lateral completa é feita quando a pressão total dos gases de combustão age na face lateral superior e na face interna do anel fazendo com que o mesmo fique mais fortemente comprimido contra a face inferior da canaleta do pistão e a parede do cilindro respectivamente.



Também nesse tempo a ação de raspagem de todos os anéis é controlada, para que um fino filme de óleo permaneça na parede do cilindro.

Tempo de descarga
No tempo de descarga, pelo efeito do movimento ascendente do pistão, os anéis tendem a encostar-se na face inferior da canaleta do pistão.
Nessa ocasião, os anéis deslizam sobre o óleo lubrificante residual das paredes do cilindro sem raspa-lo para cima.


Observação: As figuras acima, referem-se a um anel de compressão de perfil retangular em trabalho.
O comportamento de outros tipos de anéis é semelhante a este, apresentado, no entanto, ligeiras variações, apropriadas para cada tipo de aplicação.

Tipos de anéis
Como já coloquei anteriormente, os anéis dividem-se basicamente em dois grupos:

· Anéis de compressão.
· Anéis de óleo.

Dentro dessa classificação básica, centenas de variações de desenhos foram criadas, buscando a melhor aplicação para cada tipo de motor, existe uma extensa gama de anéis, onde cada tipo de anel é projetado para executar uma função especifica.

As figuras abaixo ilustram os tipos de anéis mais conhecidos. Esses tipos são básicos, a partir dos quais são desenvolvidos todos os anéis combinados.

Assim sendo, coloco como exemplo, a anel Tipo “T”, que é um anel com face de contato inclinada.



E o Tipo “4” que é um anel regular chanfrado na face interna.


Se combinarmos estes dois tipos de perfis, teremos um novo tipo chamado de “T4”, que será, portanto, um anel com face de contato inclinada e chanfrado na face interna.



Update: A 5ª parte já esta no ar.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...